Author Info

Instagram

Facebook

About Me

featured Slider

Navigation Menu

Twitter

Follow me on pinterest

Like us

Flickr

Semana Santa

 

O bacalhau é um prato muito tradicional e apreciado no período da quaresma e Semana Santa que antecedem à Páscoa. Pensando nisso, o sommelier da Adega Garcia, Douglas Vasconcelos, indica uma excelente opção para harmonizar uma deliciosa receita de “Bacalhau à Moda Villa Real” com vinho nessa época tão especial. O   “Gadus Morhua” é o verdadeiro e original bacalhau da Noruega, pescado nos mares do Atlântico, mais especificamente na região dos países nórdicos. Possui uma coloração mais para palha do que para branco. Quando cozido, costuma liberar lascas, o que torna seu gosto ainda mais especial.


MODO VILA REAL: Segundo o sommelier, é um prato com bacalhau em postas, grelhado e lascado com batatas assadas e um molho de azeite quente com alho. É acompanhado de brócolis, cheiro-verde, ovos cozidos, cebolas cruas em rodelas e azeitonas verde e preta. É uma receita típica da cozinha portuguesa da região de Trás os Montes, aldeia ao Norte de Portugal.

BACALHAU À MODA VILLA REAL
INGREDIENTES
4 postas de bacalhau grosso demolhado
1 quilo de  batatas
500 ml de azeite
6 ovos
sal ao gosto
10 dentes de alho fatiados
Brócolis
100 gramas de azeitona verde
100 gramas de azeitona preta
cheiro-verde para finalizar
Serve seis pessoas
MODO DE PREPARO
Lave muito bem as batatas e asse no forno de 25 a 30 minutos a 200ºC ou pouco mais, dependendo do seu tamanho. Asse as postas de bacalhau nas brasas sem nenhuma chama ou no grelhador ou ainda na chapa, em cima do fogão na falta de um fogareiro com brasa. Vire-as constantemente para não queimarem. Aqueça o azeite num tacho juntamente com 10 dentes de alho fatiados. Depois das postas já assadas, desfaça-as em lascas e ponha-as dentro do tacho. Deixe-as  algum tempo para amaciarem no azeite quente. Depois das batatas assadas, amasse-as apertando com a  mão e ponha sal refinado. Em uma travessa de porcelana, coloque no centro as lascas de bacalhau, à volta as batatas e nos intervalos, brócolis cozidos e salteados, rodelas de ovo cozido, de cebola e  azeitonas. Acrescente o cheiro-verde e regue com o azeite quente onde amaciou o bacalhau. Leve ao forno por 15 minutos 150º a 180º e sirva.



QUALIDADEBacalhau deve ser acompanhado de ingredientes especiais encontrados na Adega Garcia
HARMONIZAÇÃO COM VINHO
O sommelier Douglas Vasconcelos indica o vinho “Herdade do Esporão duas castas 2015” para harmonizar com a receita. A vinícola situada no coração do Alentejo e integrada na Rota dos Vinhos e na DOC Reguengos de Monsaraz, a Herdade apresenta condições únicas para a agricultura e para o Enoturismo. Possui  cerca de 700 hectares de vinhas, olivais e outras culturas potenciadas pelo modo de produção biológico. Neste território, estão plantadas cerca de 40 castas, quatro variedades de azeitona, pomares e hortas. O desafio para os enólogos de encontrar duas castas que nesse ano, apresentam a maior empatia e em conjunto, produzem um perfil de vinho complexo e distinto. No nariz notas cítricas, finas e complexas. Paladar intenso, com caráter mineral realçado pelo final fresco e persistente. Perfeita harmonização com o bacalhau.



SABOR: Receita típica da culinária portuguesa agrada aos paladares mais exigentes

Nenhum comentário:
Write comentários

Interessado em nossos serviços?
inscreva-se em nossa lista de e-mails !